Russell Brand foi impedido de ganhar dinheiro no YouTube após acusações sexuais

O YouTube impediu Russell Brand de ganhar dinheiro com publicidade na plataforma de vídeos online em resposta a alegações de violação, agressão sexual e abuso contra o comediante e ator britânico.

YouTube disse que “suspendeu a monetização” dos canais da Brand, que têm mais de 6,6 milhões de assinantes. Os canais permanecem disponíveis para visualização.

Emissoras como o Channel 4 retiraram do ar programas que apresentavam ou eram apresentados pelo comediante desde que o Sunday Times e o Channel 4 fizeram as alegações no sábado de que Brand cometeu estupro, agressão sexual e abuso sexual e emocional entre 2006 e 2013.

Na época, ele estrelava programas da BBC e do Channel 4 e aparecia em filmes de Hollywood.

Brand usou seu principal canal no YouTube, @RussellBrand, bem como as plataformas de mídia social Instagram e X, antigo Twitter, na sexta-feira para negar as alegações. Ele disse que seus relacionamentos foram “sempre consensuais”.

O YouTube disse que sua ação foi consistente com a forma como aplicou sua política no passado, citando decisões de desmonetizar os YouTubers James Charles e David Dobrik após alegações de má conduta sexual.

“Se o comportamento de um criador fora da plataforma prejudicar nossos usuários, funcionários ou ecossistema, tomamos medidas para proteger a comunidade”, afirmou a empresa.

Especialistas em mídia dizem que grande parte da renda do comediante provavelmente virá dos canais do YouTube, onde ele tem postado vídeos se posicionando como um guru do bem-estar e da saúde, bem como sobre a política global e a mídia.

Outros parceiros comerciais também cortaram relações com ele, incluindo sua editora Bluebird, uma marca da Pan Macmillan, que deveria lançar um livro em dezembro, e a agência de talentos Tavistock Wood, de propriedade de Curtis Brown.

As datas de sua turnê ao vivo foram adiadas pelo promotor após sua última aparição no Wembley Park Theatre, em Londres, na noite de sábado, que começou depois que as acusações foram relatadas pelo The Sunday Times e pelo Channel 4.

A Polícia Metropolitana disse na segunda-feira que recebeu uma denúncia de uma suposta agressão sexual em 2003, após as alegações de crimes sexuais.

As emissoras que contrataram Brand como apresentador ou convidado iniciaram investigações sobre sua conduta. A BBC disse que os relatórios “continham alegações sérias, abrangendo vários anos. Russell Brand trabalhou em programas de rádio da BBC entre 2006 e 2008 e estamos analisando urgentemente as questões levantadas”.

Marca trabalhou em spin-off Grande irmão programas produzidos pela Endemol, que foi adquirida pela Banijay UK em 2020. Em resposta a “alegações muito sérias. . . relativa à suposta má conduta grave de Russell Brand durante a apresentação de programas produzidos pela Endemol em 2004 e 2005”, Banijay disse que “lançou uma investigação interna urgente e cooperará com quaisquer pedidos de informação de parceiros de transmissão e agências externas”.

O Canal 4 disse que ficou “chocado ao saber dessas alegações profundamente preocupantes, incluindo comportamento supostamente ocorrido em programas feitos para o Canal 4 entre 2004 e 2007”. A emissora retirou do ar conteúdos com Brand, como episódios de O Grande cozimento britânico.

O Canal 4 disse estar “determinado a compreender toda a natureza do que aconteceu”, acrescentando: “Realizamos extensas pesquisas documentais e não encontramos nenhuma evidência que sugerisse que os supostos incidentes foram levados ao conhecimento do Canal 4.

“Pedimos à produtora que produziu os programas para o Canal 4 que investigasse essas alegações e nos relatasse suas descobertas de maneira adequada e satisfatória. O Canal 4 também está conduzindo sua própria investigação interna.”

Related Articles

Back to top button